1. Tipografia
A tendência começou ano passado e vai continuar com toda a força: os designers continuarão utilizando fontes grandes, grossas e chamativas como componentes de layout. Também se observará um cuidado ainda maior com espaçamento e “peso” de fontes. Esta tendência reflete um aspecto positivo da web 2.0, onde informação é tudo e o texto é prioridade.
2. Esboços e ilustrações à mão livre como componentes de layout
O uso de ilustrações personaliza um layout, e seu uso é tendência forte.
3. Imagens e fotografias grandes
Há algum tempo temos conferido esta tendência nos sites, especialmente os estrangeiros. Tudo indica que usar imagens grandes para comunicar não sairá de moda tão cedo.
4. Layout tipo “magazine”
A idéia de artigos curtos, sucintos e fáceis de ler, reflexo da mudança de comportamento da sociedade como um todo em relação à web, têm se mostrado cada vez mais forte. Os sites tenderão cada vez mais a adotar este conceito.
5. Blocos de “introdução”
Os designers aprenderam a valorizar a área mais importante do site em relação aos usuários, o topo. A tendência atual é inserir blocos de texto de apresentação com fontes grandes e chamativas, atraindo a atenção do visitante e apresentando aquilo que o site prioriza.
6. Sites de página única
Muitos designers pensarão na pressa dos usuários e criarão cada vez mais designs de página única. Toda a informação, um só lugar.
7. Links para mídias sociais e divulgação de participações off-site
Mídias sociais estão cada vez mais populares, todo mundo faz parte delas e todos divulgarão mais isso em seus sites.
8. Espaços vazios
Espaços em branco ajudam a concentrar a atenção do usuários nos itens realmente importantes.
9. Ícones
Uma simples imagem com tanto poder de comunicação só podia ser a cara da web 2.0!
10. Lightbox
Elas não são tão novas, mas ajudaram a enterrar o pop up. E continuarão cada vez mais presentes, exibindo imagens, vídeos e textos de forma leve e elegante.